Go to Top
Posts Recentes
glicopan pet id
cama-baú-id
Pill Food - id
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
zasłonka_szafa_garderoba_kokopelia_-32

Usar chapinha estraga o cabelo?

Você já deve ter ouvido falar que usar chapinha direto não faz mal para os cabelos. Foi justamente para acabar com esse mito que resolvi fazer o post de hoje.

Não adianta acreditar no contrário: o uso constante da chapinha estraga, sim, os cabelos.

Tive uma experiência bem interessante nesse sentido. Comecei a fazer prancha porque minha cabeleireira disse que fazia bem (acreditam nisso?). Ela falou que fechava as escamas do cabelo, algo assim.

Umas três semanas depois senti que meu cabelo estava uma palha. Felizmente, foi só parar a prancha e fazer algumas hidratações que ele voltou ao normal.

O QUE ACONTECE?

Pranchar sempre os cabelos resseca os fios, destruindo a proteína que existe dentro deles. Com isso, os cabelos vão ficando cada vez mais fracos, até que não resistem mais e se quebram.

Como os fios se quebram cada vez mais, o cabelo vai diminuindo. É a diminuição causada pela quebra. Se você tem cabelos compridos e faz muita chapinha, provavelmente vai reparar que as pontas estão com bem pouquinho cabelo. Não é que os cabelos estejam caindo, eles estão quebrando.

COMO ESTRAGAR MENOS?

A CHAPINHA

Se não tem jeito, você não vive sem chapinha, pense em comprar uma de ótima qualidade. Procure uma com o acabamento perfeito, o que irá diminuir a quantidade de fios que se enroscam nela. Além disso, que seja feita de cerâmica ou material semelhante, menos agressores aos fios.

Secar bem os cabelos antes da chapinha

O cabelo precisa estar 100% seco antes de passar a chapinha. Nem um pouquinho úmido, senão a prancha vai “fritar” os cabelos. Existem chapinhas que são próprias para usar com os cabelos molhados. Não conheço nenhuma delas, então não vou opinar. Mas, falando a respeito de chapinhas normais, a dica é: nunca use com cabelos molhados.

Um erro comum é passar o protetor térmico e, logo depois, pranchar o cabelo. O protetor precisa ser passado com alguma antecedência, para poder estar totalmente seco antes do cabelo começar a ser pranchado. O cabelo não pode nunca estar úmido, pois isso irá queimar os fios.

É importante usar produtos adequados para fazer a chapinha. Protetor térmico, por exemplo, é essencial.

Mas, a melhor dica que eu poderia dar para vocês é: não use demais a chapinha. Principalmente se você tem pouco cabelo, ou se tem cabelos finos, vai sentir uma diminuição substancial na quantidade de seus cabelos.

Espero que vocês aproveitem as dicas de hoje, e nos vemos no próximo post!

Artigos relacionados

, , , , , ,

1 Comentário para "Usar chapinha estraga o cabelo?"

  • Daniella
    01/08/2016 - 2:28

    gostei das dicas, mas acredito que se usar com moderação e cuidado, não deve estraga tanto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva *