Go to Top
Posts Recentes
glicopan pet id
cama-baú-id
Pill Food - id
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
zasłonka_szafa_garderoba_kokopelia_-32

Guia de cuidados para cabelos ruivos

Eu uso os cabelos tingidos de vermelho há muitos anos. Por causa disso, já pesquisei muito sobre cabelos ruivos, como pintar, como retocar, como fazer com que a tinta dure mais tempo etc.

guia cabelos ruivos

Então resolvi fazer um mini guia de cuidados com os cabelos ruivos, reunindo e organizando as principais dicas para facilitar a vida de quem tinge ou está pensando em tingir os cabelos de vermelho. Vamos lá?

1) antes de pintar: escolhendo a cor

É bom a gente saber bem o que quer antes de ir ao cabeleireiro e dizer que quer os cabelos vermelhos. Existem muitos tons de vermelho, do mais aberto ao mais fechado, e pode ser que o resultado que você espera seja difícil de conseguir por causa de sua cor original.

Se você tem cabelos escuros, não vai conseguir esse tom de ruivo claro da Marina Ruy Barbosa sem, antes, descolorir os cabelos.

cabelo ruivo claro

Não é impossível, mas vai dar mais trabalho e estragar mais os fios, pois a descoloração prévia é fundamental. Essa cor é mais facilmente alcançada por quem tem cabelos loiros.

Para aquelas com cabelos naturalmente castanhos, é melhor tentar tingir como esse da Dulce María, assim vai ser bem mais fácil.

cabelo ruivo escuro

Como tenho cabelos castanhos, essa é minha opção. Eu já falei aqui no blog sobre as tintas que uso para pintar meus cabelos, se você tiver curiosidade confira clicando aqui.

2) manutenção

Eu não quero ser chata nem desanimar ninguém, mas, caso você esteja lendo esse post com a intenção de pintar seus cabelos de ruivo, saiba que a manutenção dos cabelos vermelhos é bastante trabalhosa. Quem já tem os cabelos vermelhos sabe disso muito bem.

A tinta vermelha tem uma característica diferente das demais: ela continua a sair a cada lavagem. Não é só nas primeiras vezes que você vai lavar os cabelos e ver um pouco de espuma vermelha. Dez, quinze lavagens depois, a espuma do shampoo ainda é um pouco rosada.

Isso faz com que a tinta vermelha desbote muito rápido. Aquele vermelhão intenso que a gente consegue no dia da tintura não dura mais do que duas ou três lavagens. Isso leva a outro assunto: lavar os cabelos todos os dias. Em princípio, isso não é algo que danifique o cabelo. Mas é um hábito que acaba com a tinta vermelha, pois faz com que ela fique desbotada rápido demais.

Para manter os cabelos vermelhos por mais tempo, use shampoos próprios para cabelos tingidos. Nunca, jamais use shampoo antirresíduos, a não ser que vá pintar os cabelos em seguida. Você pode também usar o shampoo Johnson’s Baby, que é bem indicado para cabelos tingidos de vermelho, conforme falamos nesse post.

Outra dica valiosa é fazer um banho de brilho a cada quinze dias. Para conferir a receita do banho de brilho com tinta e ver as fotos do antes e depois basta clicar aqui. O banho de brilho com tinta restaura um pouco da cor original, e, como não estraga os cabelos, é uma boa opção entre uma tintura e outra.

3) retoque de raiz

o cabelo vermelho também exige um cuidado especial na hora de retocar a raiz. É que ele tem um problema bem próprio: quando usamos a mesma tinta na raiz e no comprimento, a tendência é que a raiz fique mais clara do que as pontas.

Isso acontece por que o calor da raiz, somado ao fato de ser um cabelo “virgem”, acentua o pigmento vermelho. As pontas já foram pintadas várias vezes, então é mais difícil fazer a cor pegar.

Para não ter esse problema, você pode usar um pouco de tinta preta na mistura que usar para pintar a raiz. Mas só faça isso se seu tom de vermelho for escuro, como o da Dulce María na foto acima. Se quiser mais detalhes sobre esse procedimento, leia esse post.

Apesar do trabalho que dá, admito que sou fã incondicional de cabelos vermelhos. Acho lindo, e, mesmo que um dia eu deixe de ser ruiva (quem sabe?) nunca vou deixar de admirar essa cor de cabelo.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, é só deixar um comentário para nós! Beijos!

Artigos relacionados

, , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva *