Go to Top
Posts Recentes
glicopan pet id
cama-baú-id
Pill Food - id
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
zasłonka_szafa_garderoba_kokopelia_-32

Decapagem: clareando cabelos pretos e vermelhos

Olá! Hoje estou aqui para falar sobre decapagem nos cabelos. Conhecer um pouco mais sobre decapagem é fundamental para quem quer clarear cabelos escuros (pretos, castanhos ou vermelhos).

O que é decapagem?

É um procedimento que tira a cor da tinta do cabelo, para que uma nova (mais clara) possa ser colocada por cima. Esse é um exemplo do processo de decapagem, que fiz usando o Dekap Color:

decapagem - antes e depois

Pode parecer simples, mas não é não! É um processo que usa uma química forte, e por isso pode causar vários problemas: estragar os fios, causar queda, manchar os cabelos. Por tudo isso, é preciso bastante cuidado na hora de fazer uma decapagem.

Quando eu preciso fazer decapagem?

Quando você quiser clarear os cabelos tingidos, principalmente os pretos e vermelhos.

A regra número 1 da tintura é: tinta não clareia tinta. Então, se seu cabelo é escuro e você quer clarear, antes de pintar com uma cor clara vai ter que decapar (tirar a tinta) já existente no seu cabelo.

Posso fazer sozinha?

Depende. Se você quer clarear só um pouco, então pode. Se quer clarear um montão, vai estar colocando seu cabelo em risco. O estrago pode ser tão grande que só cortando para resolver.

Claro que isso varia para cada pessoa: seu cabelo é bem forte? Tem progressiva ou outras químicas? Está estragado? Se você já tem química, então, não devia se arriscar de jeito nenhum a fazer sozinha.

Nesse caso, mesmo no salão, o certo é fazer um teste de mecha antes para ver se o cabelo aguenta (o teste de mecha é preciso em TODOS os casos, mas eu sei bem que muitas vezes a gente vai lá e simplesmente faz a química, por pressa ou sem imaginar o dano que isso pode causar). Ninguém quer ter que cortar o cabelo curtinho para reparar o dano causado por uma química mal feita, não é mesmo?

Quais os processos?

Existem três processos principais para fazer decapagem:

SOAP CAP (decapagem com shampoo)

Essa é a maneira menos agressiva de decapar, e também não clareia tanto o cabelo. Conheça a receita:

  • 1 medida de shampoo (não use sem sal)
  • 1 medida de ox de 20 ou 30 volumes (30 tira mais tinta, mas a 20 estraga menos, vai de você analisar o que é melhor)
  • 1 medida de descolorante pra cabelos (preferencialmente o pó azul)

Aplicação:

Aplique no cabelo seco, mecha a mecha, como se fosse tinta, e deixe agir, acompanhando o clareamento (não passe de 30 minutos). Depois é só lavar normalmente (cuidado para não deixar produto no cabelo, pois isso vai estragar ainda mais).

Dekap Color

O Dekap Color é um produto bem comentado na internet, que serve especificamente para tirar a tinta do cabelo.

Eu usei Dekap Color nos meus cabelos, e é justamente a foto da progressão da cor com o uso do Dekap Color que está aí em cima.

Não vou falar em detalhes sobre o Dekap Color nesse post, senão ele vai ficar imenso. Se você quer mesmo usar Dekap Color, clique aqui e leia o post que eu fiz sobre ele, no qual eu explico direitinho todo o processo. Mas, já adianto o seguinte: Dekap Color é bom, não estraga tanto o cabelo, mas também não clareia muitos tons. Se você realmente quer um clareamento super efetivo, o processo a seguir é o ideal para você.

Com pó descolorante (decapagem profissional)

Não recomendo que faça a decapagem profissional em casa (mas isso não impede muita gente de fazer, não é mesmo? Eu mesma já fiz tanta loucura em casa que sei bem como é…).

A receita é a seguinte:

  • Pó descolorante
  • Água oxigenada volume 40

E é isso! Não é por acaso que estraga tanto o cabelo! A proporção é de 1:2 (uma medida de pó, duas de água oxigenada), mas pode variar dependendo do grau de descoloração buscado.

Existem pessoas que dizem que pode ficar com essa mistura no cabelo por até 40 minutos, mas eu acho isso bem questionável. Simplesmente vai estragar muito, mas muito o cabelo. Se usar por uns 15 minutos já vai abrir bastante a cor. Muito cuidado com esse processo.

E depois de decapar, o que eu faço?

Achou que tinha acabado? Mas não! Depois de decapar, seu cabelo vai ficar com uma cor horrorosa, desbotada, sem vida. É preciso passar tinta por cima. Agora sim, você vai poder passar uma tinta mais clara, que ela vai pegar no seu cabelo.

É um processo longo e que pode estragar bastante o cabelo. Não quero parecer pessimista, só não acho que ajuda dar aquela impressão de que é superfácil, que muita gente passa nos blogs por aí.

Não estou dizendo para não fazer a decapagem. Pelo contrário, se você quer clarear o cabelo, faça sim! Mas vá com cuidado, não tenha pressa, e escolha bem os produtos e o profissional (se for fazer em casa, é bom pedir a ajuda de alguém). Assim, quando você ficar loira, vai ser com um cabelo lindo e saudável!

Atualizando:

Falei no post do Dekap (esse) que é difícil responder para quem tem dúvidas sobre como vai ficar o cabelo. Vou reproduzir aqui o que eu escrevi lá:

“Recebi muitas perguntas depois que publiquei esse post. As leitoras geralmente explicam o que já usaram no cabelo e perguntam o que vai acontecer se aplicarem o produto X.

Fiquei feliz ao ver as perguntas, porque é bem legal ver que as pessoas curtem o que a gente escreve. Mas insegura também. Tão insegura que acabei ficando um tempo sem publicar os comentários.

Tenho medo de dar uma resposta errada, pois não conheço o cabelo da leitora. Cada cabelo reage de um jeito, dependendo do que já tem nele e da textura.

É difícil prever o que vai acontecer depois de uma química mesmo pegando o cabelo na mão. O cabelo pode estar bom e detonar de repente. É bem imprevisível.

Então vou fazer o seguinte: vou publicar todas as perguntas e deixo em aberto as que eu não souber responder. Se alguém souber e quiser responder, é bem legal, pois vira uma espécie de fórum.

E agora vou dar umas respostas do tipo “regra geral” às perguntas:

1) não aconselho fazer NADA sem teste de mecha antes;

2) decape duas vezes no máximo e espere muito tempo (meses) para decapar de novo ou usar qualquer clareador;

3) clareie devagar. Um/dois tons por mês. Não tente ir do preto para o louro escuro que vai dar problema.”

Artigos relacionados

, , , , , , , ,

29 Comentários para "Decapagem: clareando cabelos pretos e vermelhos"

  • Rafaela Alves
    02/01/2014 - 12:49

    oi.. me tira uma duvida, ja tive meu cabelo de varias cores, mas de um tempo pra ca pintei de preto azulado, e achei que nao fosse mais clarear, porem dei uma gradativa que incrivelmente clareou o cabelo, ficou um castanho claro avermelhado mas meio escuros por dentro, dai resolvi ficar pintando de cores mais claras ate ele clarear o suficiente pra jogar uma tinta vermelha e fixar bem, mas dai eu enjoei de ficar pintando e joguei o preto azulado novamente, logo em seguida dei a gradativa que clareou novamente o meu cabelo, agora ele ta um cobre meio avermelhado, machado, mas ta bonitinho, mas quero pintar de vermelho mas nao tao vermelho, um cor de vinho, um vermelho que fique claro no sol, será q usando o dekap color meu cabelo vai clarear ow vai tirar so a tinta que ja esta? e vai voltar pro tom escuro que sempre foi?

  • Silvia
    02/01/2014 - 19:24

    Rafaela, são tantas sobreposições de tinta que é difícil dizer… Acho que vai clarear, mas só mesmo testando vc vai saber. Bjo!

  • ludmila
    03/06/2014 - 1:59

    Olá, o tom natural do meu cabelo é castanho claro. Pintei meu cabelo de preto faz 8 meses.. se eu não me engano, foram 5 aplicações de tinta até agora. Gostaria de saber se com 2 aplicações eu conseguiria chegar na cor natural dele ou aproximada. Obrigado

  • Jordana
    28/06/2014 - 11:23

    Bom dia,
    Sabe, eu estou querendo pintar meu cabelo com cores fantasia. Eu pesquisei muito e sei que eu terei que descolorir meu cabelo até ficar platinado pra tinta pegar das cores que eu quero. Só que eu não sei como fazer isso e não tem muitos profissionais aqui perto para me orientar e gostaria de fazer esse processo em casa, porque moro em Brasília e aqui é tudo MUITO caro.
    Eu comecei pintando as pontas do meu cabelo de roxo com violeta genciana (sei que sou doidinha kk) depois de um ano mais ou menos, decidi pintar meu cabelo de vermelho. Isso ja faz um ano, e de lá até aqui, pintei-o só três vezes e faz 7 meses que eu no o pinto e ele tá num castanho avermelhado. só que, em abril, se não me engano, passei um alisante no meu cabelo que ele não é tão agressivo, até porque não mudou quase nada no meu cabelo. Ai eu gostaria de saber como eu farei pra descolorir até o platinado.
    Obrigada. 🙂

  • Silvia
    09/07/2014 - 8:17

    Jordana, muito cuidado com essa decapagem – como você já pintou muito, é possível que seu cabelo não aguente. Sem querer te desanimar, você não vai conseguir esse resultado rápido. Se você está decidida a fazer em casa, minha dica é: espere, hidrate muito, decape mensalmente, e dê um tempo até conseguir clarear o cabelo. Beijos!

  • Silvia
    09/07/2014 - 8:23

    Oi Ludmila, é difícil dizer, depende muito do cabelo… Provavelmente vai ficar uma cor mais clara, mas bem desbotada…

  • Monica Iuri
    13/07/2014 - 14:23

    Boa tarde, uso guanidina, será que vai estragar muito, já fazem mais ou menos uns 3 meses que usei pela ultima vez. Hidrato meu cabelo uma vez por semana e normalmente também escovo e prancho, tudo em casa mesmo. Gostaria de voltar a cor natural do meu cabelo, que é castanho claro, a ultima vez que pintei usei o preto azulado.

  • Êmeli
    14/07/2014 - 3:09

    Olá! Estou pesquisando bastante sobre Dekap Color, sei que é para remover tinturas dos cabelos, mas tenho uma dúvida que não consegui encontrar respostas, o Dekap Color color clareia além da cor natural do cabelo? Meu cabelo natural é castanho escuro, pinto ele faz alguns anos, inicialmente com ruivos naturais e de um tempo para cá deu errado, meu cabelo ficou num tom vermelho bem escuro e com pouca luz está bem castanho mesmo… Gostaria de voltar para um ruivo natural, mas já faz bastante tempo que não tenho mais esta cor, a partir disso, usando Dekap Color color ficaria em que tom meu cabelo? Gostaria que ele abrisse bastante, pois está bem escuro 🙁 Desde já agradeço!!!! Beijos!!!

  • KiKa
    15/07/2014 - 0:46

    Oi,tinha luzes californiana no meu cabelo e pinte de louro escuro ficou laranja,no outro dia pintei de castanho natural,só que achei que meu cabelo ficou muito escuro se eu fazer uma decapagem que cor ficara meu cabelo?

  • Silvia
    15/07/2014 - 14:09

    Oi Êmeli, o Dekap não clareia além da cor do cabelo, fica um amarelo ou avermelhado (dependendo da cor da tinta), mas sempre acima da cor natural. Beijos!

  • maira
    21/07/2014 - 7:38

    Ola meu cabelo è castanho claro e pintei de preto isso ja tem mais ou menos 3 anos nessa cor.Acabei enjoando do preto e usei o dekap color porém näo tive resultado nenhum.Se eu fazer decapagem irei ter resultado? Obrigada

  • Silvia
    22/07/2014 - 14:15

    Oi Monica, não conheço guanidina, mas faça um teste de mecha antes de uma decapagem, daí você sente se o cabelo vai aguentar. Beijos!

  • Silvia
    22/07/2014 - 14:15

    Oi Kika, é difícil dizer, mas a decapagem tende a deixar o cabelo laranja, ainda mais se o seu já estava nesse tom provavelmente vai ficar assim. Beijos!

  • Silvia
    22/07/2014 - 14:18

    Oi Maira, o preto é bem difícil de tirar, ainda mais quando já foi repintado várias vezes. Vai ter que ter paciência para tirar, e sempre com calma para não agredir demais o cabelo. Tente uma decapagem mais agressiva, mas por favor faça isso com um profissional, senão pode acabar detonando os fios. Beijos!

  • Diana
    20/08/2014 - 12:54

    Olá, meu nome é Diana, é o seguinte, tenho californiana nas postas dos cabelos, bem carinho, mas agora gostaria de deixar todo meu cabelo que é castanho claro, loiro, no mesmo tom das pontas. Já comprei uma mascara matizadora, quero saber qual pó descolorante usar e volume da água oxigenada, e quanto tempo deixar agindo no cabelo.

    obrigada, Diana.

  • Gleyciane
    23/09/2014 - 7:25

    Bom ja passei varias cores no meu cabelo e a ultima foi o preto , ele esta bem escuro !Mais quero muito clarear ele o mais o rápido possivel, e aconselhavél fazer a decapagem?

  • Déborah
    12/10/2014 - 8:40

    Oi, me tira uma dúvida, o meu cabelo é castanho escuro faço luzes nele e tonalizo d acobreado intenso, quero clarear mais o meu cabelo, tirar a parte castanha para o ruivo dominar tudo, só que eu não entendi essa medidas para fazer a decapagem, qual seria o objeto base para tirar a medida,,?! Uma colher, uma xícara uma bisnaga inteira de ox..!? Por favor me ajuda..!!

  • Taina
    18/10/2014 - 12:14

    Bom dia ! Então , meu cabelo natural é castanho claro e tinha luzes. Daí , cansada das luzes passei um tonalizante (sem amônia) castanho escuro, mas meu cabelo ficou PRETO DEMAIS 🙁
    Existe alguma técnica que não seja a Dekapcolor ou esses outros produtos aí? e no me caso, você acha que o Dekapcolor resolve ou ameniza?? Obrigada !

  • gracinetecoelho@gmail.com
    22/10/2014 - 22:51

    Ei! Preciso fazer uma decapagem .meu cabelo ele está na altura de um oito. As meio e pontas minha raiz está castanho escuro como posso fazer. .?

  • Déborah
    01/11/2014 - 2:08

    Oi, a decapagem clareia cabelo naturalmente castanho escuro..!?!? E o que vc considera como medida..!? Qual é o medidor usado..?!?

  • Amanda Roriz
    10/12/2014 - 17:24

    Ei, adoreeei o post!! mas me tira algumas duvidas?? meu cabelo é castanho claro, pintei ele de preto azulado faz um tempo, essa cor nao sai e eu nao aguentooo mais, quero mudar e fizer californiana rosa e roxo, mas nao consigo achar o numero das tintas/pigmentos em lugar nenhum, me ajudaa!! Beijoos

  • Leticia D.
    29/01/2015 - 18:55

    Olá.
    Bom, meu cabelo estaá pintado de preeto azulado, mas isso ja faz uns 7 meeses, eu fiz o teste de mecha, fiquei 20 minutos, apenas com ox e pó azul, ficou meio avermelhado bem fraquinho e nao estragou quase nada, se eu fizer esse processo no cabelo todo, deixar por 30 minutos, e passar a cor VERMELHA 6.66 vai pegar??
    Obrigada

  • selma tavares
    31/01/2015 - 10:37

    ola meu cabelo é preto e descoloir com po descolorante azul mas esta vermelho gostaria de saber que cor de tinta eu devo usar para tirar este avermelhado pra ficar um tom mel .bjs obrigado

  • Carol
    04/02/2015 - 8:38

    Olá.

    Eu pintava meu cabelo de vermelho e depois passei o preto por cima.
    Mas isso ja faz pelo menos uns 6 meses.

    Comprei o DekapColor e vou aplicar nesse FDS.
    Caso eu nao consiga tirar muito a tinta, será q seria viável eu tambem fazer essa decapagem menos agressiva para que meu cabelo clareie mais para eu passar um louro escuro ?

  • MANU SOARES
    06/02/2015 - 13:54

    OLÁ,
    EU PINTEI MEU CABELO DE PRETO AZULADO PORQUE JA ESTAVA CANSADA DE MANTER O LOIRO QUE TINA NO CABELO ANTES , MAS Agora ESTOU COM VONTADE DE CLAREAR DENOVO, ENTAO ONTEM FIZ O PROCESSO DE DESCOLORAÇAO EM CASA COM PÓ DESCOLORANTE E OX , MAS NAO FICO DA TONALIDADE QUE EU DESEJAVA . EU QUERIA SABER SE TEM ALUM PROBLEMA EU APLICAR DENOVO A MISTURA NO MEU CABELO ,E EM QUANTO TEMPO EU POSSO CONSEGUIR O LOIRO ACIZENTADO QUE EU DESEJO ?

  • salete
    07/03/2015 - 8:28

    Olá!!!
    meu cabelo natural é loiro escuro acinzentado, de uns tempos para cá vim fazendo mecha, mas resolvi pintar para tapar uns fios brancos, coloquei um tom de vermelho, mas ficou muito aberto, daí ele colocou um prestigio e n gostei, ficou mt escuro, digamos preto avermelhado, n posso nem me olhar no espelho, que posso fazer, para tirar esse tem escuro e voltar para tons marrons.

  • Ivana Pereira de Souza
    01/04/2015 - 20:06

    Meu cabelo é pintado de preto, fiz uma decapagem em casa mas meu cabelo ficou só um pouco castanho ainda não pintei ele só fiz a decapagem pois meu desejo é deixar no tom de mel comprei uma tintura no tom de chocolate mas ainda não pintei por achar que não clareou o soficiente para passar a tintura devo fazer outra decapagem? Ou passar a tintura ? Desde já agradeço…..

  • Izabella Grebinsky
    11/04/2015 - 18:10

    Bom eu tenho o cabelo preto mais é tingindo, queria um loiro médio com luzes, estou com medo de danificar muito o cabelo, sera que arrisco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva *