Go to Top
Posts Recentes
glicopan pet id
cama-baú-id
Pill Food - id
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
zasłonka_szafa_garderoba_kokopelia_-32

Como cuidar dos cabelos elásticos

Os cabelos elásticos são um drama pelo qual muita gente já passou (inclusive eu). Resolvi fazer esse post para dar o máximo de informação para quem está sofrendo com esse problema. Quanto mais a gente entende sobre o cabelo elástico, mais pode fazer para melhorá-lo.

O que é cabelo elástico?

O fio de cabelo elástico é aquele que estica muito mais do que um fio de cabelo normal.

Embora se chame “cabelo elástico”, o cabelo com esse problema não parece nada com o elástico de roupas que conhecemos. Isso porque o elástico estica e encolhe, vai e volta, e o cabelo elástico não consegue voltar: ele quebra.

O que aconteceu?

A primeira coisa que a gente pensa quando vai pentear o cabelo e percebe que está esticando demais é: o que deu errado?

Quem está com o cabelo elástico fez alguma química que se mostrou incompatível com o cabelo.

A química nem precisa ter sido tão forte. Pode ter sido uma química mais fraca, mas que seus fios não aguentaram.

É por isso que o ideal é sempre fazer um teste de mecha antes (deixar o produto em uma mecha e só passar no cabelo todo 48 horas depois). Mas, sabemos que é raro as mulheres fazerem isso. O dano, então, pode acontecer.

Para entender melhor, veja a estrutura do fio de cabelo:

estrutura do fio22Quando o cabelo sofre um processo de química, essa cutícula fica danificada (vista num microscópio, lembra uma escama de peixe).

Mas quando o cabelo está elástico, significa que o dano ultrapassou a cutícula e foi para o interior do fio. Além disso, a situação da cutícula é muito grave, pois ela está muito aberta. É por isso que é bem mais difícil curar um cabelo elástico.

E agora, o que fazer?

Se você está com os cabelos elásticos, o importante é: como resolver esse problema? É isso que eu quero mostrar agora.

Use shampoo e condicionador específico

Esse não é o momento de economizar: procure uma loja de cosméticos, preferencialmente de uso profissional, e compre um ótimo conjunto de shampoo e condicionador para cabelos quimicamente tratados.

Não penteie molhado

O fio de cabelo elástico fica molinho, e, quando penteado molhado, arrebenta. Tente não usar secador (ou só frio) e espere secar totalmente para pentear, se for possível.

Use um creme hidratante sem enxágue

Os cremes hidratantes sem enxágue são como um leave-in, mas um pouco mais potentes. Passe nos cabelos úmidos, sem encostar na raiz, e deixe o cabelo secar naturalmente.

Hidrate semanalmente

É bom fazer hidratações poderosas, com produtos de ótima qualidade, ao menos uma vez por semana.

No entanto, o excesso de hidratação não vai resolver, podendo deixar o cabelo grudento. Por isso uma vez por semana é a quantidade ideal e adequada.

Não se desespere

Sei que essa dica parece meio sem sentido, mas, se você está com o cabelo elástico, sabe que a gente fica desesperada para achar uma solução.

Nessa hora, o melhor é ter calma, esperar um pouco e não correr para cortar o cabelo.

É difícil ficar com o cabelo tão danificado, pois a gente não tem vontade de sair de casa. Mas precisamos estudar, trabalhar etc.

Uma ideia é prender o cabelo em um coque e tentar fazer suas atividades normalmente. Enquanto isso, você vai tratando o cabelo, até que ele melhore.

Cauterização

Esse é um bom momento para fazer uma cauterização capilar em um salão de beleza. A cauterização sela um pouco as cutículas do fio, diminuindo a elasticidade.

Cortar ou não cortar?

Como falei no item acima, não acho que ninguém deve radicalizar e cortar o cabelo curto, só porque ficou com ele elástico.

Mas, esse é o momento para cortar um ou dois centímetros das pontas. Se seu cabelo está elástico, é provável que as pontas estejam tão danificadas que jamais vão se recuperar.

Corte as pontas e espere um mês. Vá tratando os cabelos enquanto isso, hidratando e cauterizando. Depois desse tempo, você verá que o cabelo se recuperou bastante e, se for preciso cortar, não será tanto quanto você imaginava anteriormente.

Evite ao máximo uma nova química

Essa dica deveria ser: nunca coloque química em cabelo elástico, mas há casos em que é necessário. Talvez o cabelo esteja com uma cor tão horrível (justamente por causa da química anterior) que será preciso corrigir. Nessa hora, todo cuidado é pouco: um corte químico pode acabar com seu cabelo. Usar um shampoo colorante, sem amônia, pode ser a melhor opção.

Tenha paciência – o problema tem solução

Essa é a dica mais importante. Espere, vá com calma. O dano está feito, mas tem solução. Cuide, invista em bons produtos, use o cabelo preso por um tempo. Dois ou três meses é o tempo para o cabelo estar com uma qualidade bem melhor. Pode ter certeza: seu cabelo vai melhorar.

Artigos relacionados

, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva *