Go to Top
Posts Recentes
glicopan pet id
cama-baú-id
Pill Food - id
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
zasłonka_szafa_garderoba_kokopelia_-32

Cinco coisas que você precisa para ter um blog

Há alguns dias o blog Moda Democrática completou um aninho :). Comecei a escrever esse post pensando em contar para vocês um pouco do que foi um ano de blog. No entanto, a coisa foi indo e se tornou uma lista sobre o que é preciso para manter um blog.

escrever blog

Primeiro, preciso dizer que o ano passou muito rápido, e escrever para o blog foi uma das coisas mais legais que fizeram parte da minha vida. Então, para você que pensa em começar um blog, seja de moda ou qualquer outro assunto, ou que já tem um e está na dúvida se continua ou não com ele, aqui vai uma lista com cinco coisas que acho que são fundamentais para ter (e manter) um blog:

1) persistência

Na vida, para qualquer projeto, é preciso dar um tempo para as coisas acontecerem. E com um blog não é diferente. Às vezes pensamos que basta escrevermos alguns textos e pronto, o blog já vai ter milhares de acessos por dia. Mas não é assim que funciona: tem que ter conteúdo de qualidade para que os acessos aumentem, e o aumento é gradual.

É preciso saber que os acessos sobem e descem. O número de page views pode variar bastante de um mês para outro. Isso é algo que acontece com todos os blogs, não é nenhuma surpresa. Mas a gente sempre fica esperando que os acessos aumentem a cada dia, e é importante não se deixar abalar se algum dia as coisas não estiverem tão bem. Depois de um tempo, a gente fica surpresa em ver a quantidade de gente que entrou no blog em um dia, é muito gratificante.

2) gostar de escrever/falar/tirar fotos

Hoje existem basicamente três tipos de blogs: alguns possuem mais textos, outros mais fotos e alguns ainda têm muitos vídeos. Seja o que for que você escolha para ser a informação predominante de seu blog, que seja algo que você goste de fazer.

Eu adoro escrever e tirar fotos (mais escrever do que fotografar) e, por isso, tem sido muito agradável estar sempre colocando novos posts no blog.

3) escrever sobre algo que lhe agrade

Por escrever, mais uma vez, entenda-se escrever/falar/tirar fotos. Eu e minha irmã (outra autora do blog) sempre estamos falando, lendo e procurando novidades de moda e beleza. Fazer um blog sobre esse assunto foi natural. Mesmo assim, alguns dias ficamos sem assunto, com a impressão de que já falamos tudo. Felizmente, essa é uma impressão que passa rapidinho, e no dia seguinte já estamos com um monte de ideias de posts.

4) entender de informática

Essa parte pode ser meio chata para muita gente (certamente foi para nós). Você precisa entender um pouco de hospedagem, carregamento de imagens etc. Ia falar sobre isso nesse post, mas é muita coisa, então um dia faço um post só para isso. Nós aprendemos muito sobre isso, e também contamos com alguns profissionais para nos auxiliar. Acho que o esforço valeu a pena, pois estamos bem contentes com a aparência do blog. Mas, estamos sempre aprendendo, procurando novas técnicas para o blog ficar mais rápido e bonito.

5) não pensar em resultado financeiro

Sei que muita gente já começa um blog pensando em ganhar dinheiro (ou maquiagens, ou roupas) com ele. Se esse é seu objetivo, sugiro que pense duas vezes.

Muitos sites falam em “monetarizar” o seu blog, mas penso que esse não deve ser o objetivo principal. Interagir com as leitoras e falar de assuntos que nos interessam são os reais motivos que nos fazem continuar com todo o amor com o Moda Democrática. O dinheiro vem, mas não é o motivo pelo qual a gente senta todo dia no computador e escreve para vocês. O motivo é a alegria de escrever e falar do que a gente gosta, ponto final.

Artigos relacionados

, , , ,

2 Comentários para "Cinco coisas que você precisa para ter um blog"

  • Anna Lê
    05/12/2013 - 13:57

    Amei tuas dicas !

    É bem assim como vc disse mesmo, sem tirar nem por.

    Parabéns pelo Blog e pelo post.

    Bjo !

  • Silvia
    05/12/2013 - 16:09

    Obrigada, Anna! 🙂 Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva *