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Organizando a vida com o Evernote

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Oi gente! Hoje quero compartilhar com vocês uma ferramenta de organização que estou usando há algum tempo e simplesmente amando: o Evernote.

O que é Evernote?

O Evernote é, basicamente, uma ferramenta virtual para auxiliar na organização. É excelente para quem se sente meio perdido nas tarefas do dia a dia, ou mesmo para quem quer apenas se organizar melhor, melhorando a produtividade.

No Evernote, a gente pode concentrar tudo aquilo que fez, incluindo comprovantes e documentos diversos – para consultar depois, como um arquivo –, ou escrever o que precisa fazer no futuro – como uma lista de tarefas.

Começando a usar o Evernote

Para começar com essa ferramenta, é bem simples. Basta ir ao site do Evernote, cadastrar-se gratuitamente e baixar o programa no seu computador. Se você não puder baixar o programa, não tem problema: é possível usar online. Com a mesma conta você acessa no computador, tablet e celular.

Depois disso, é só usar a sua imaginação e adaptá-lo às suas necessidades.

Como funciona?

O Evernote permite que você crie notas. Para organizá-las, você pode ir criando cadernos e, além dos cadernos, etiquetas.

Vou dar um exemplo de como eu faço para ficar mais claro: um dos meus cadernos se chama “Tarefas”. Nele, coloco notas de coisas que preciso fazer, mas que não são urgentes. Então, tenho uma etiqueta que se chama “Casa”, outra “Trabalho” etc. Assim, se estou no trabalho e quero me lembrar das tarefas que anotei, é só procurar no caderno “Tarefas” com a etiqueta “Trabalho”.

Eu também uso o Evernote para anotar algumas ideias – se tenho alguma ideia de post, coloco no caderno “Blog” com a etiqueta “Ideias”, e assim vai. Podemos usá-lo para fazer lista de compras, de coisas a fazer em casa; enfim, as opções são inúmeras.

É bom lembrar que ele também serve de arquivo. Logo, quando eu tenho um protocolo de atendimento, por exemplo, para não escrever num papelzinho que sempre acaba indo para o lixo, escrevo uma nota com o número, uso um título como “Protocolo de cancelamento de X” e coloco no caderno “Arquivo”.

Para dar mais um exemplo, vou falar de roupas. Eu comentei nesse post que é muito bom ter uma planilha catalogando todas as roupas que a gente tem. Eu fiz isso e, para ter essa planilha sempre à mão, salvei uma cópia dela no Evernote, assim posso ter acesso a ela sempre que precisar. O problema é que não dá para manipular os dados no próprio Evernote, já que é uma planilha em Excel; é só para arquivo mesmo. Se eu mudar alguma coisa, preciso carregar uma nova planilha, atualizada.

Vejam esse exemplo bem simples que eu fiz como modelo. Criei um caderno chamado “Exemplo” e uma etiqueta com mesmo nome. Vinculada a eles, criei uma nota. É assim que fica:

Tela Evernote

Não vou me aprofundar demais nos exemplos de uso, pois acho que já deu para ter uma boa ideia. Além do mais, o Evernote é bem autoexplicativo. Meu objetivo com esse post foi dar apenas uma ideia geral do que ele é. Existem muitos e muitos usos que você pode dar à ferramenta. Se você quiser informação mais específica, pode pesquisar no site Vida Organizada, que é um excelente blog de organização e fala, dentre outras coisas, bastante de Evernote.

Espero que as informações tenham sido claras, e ajudem a quem está procurando um método para se organizar melhor. Beijos!

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